Festejos de São Boaventura ganham as ruas de Canavieiras

Oração, fé e festa para comemorar o padroeiro de Canavieiras
Ascom/Walmir Rosário

As comemorações a São Boaventura, padroeiro de Canavieiras, chega a sua semana final com bastante sucesso de público nos eventos religiosos e profanos. Desde o dia 1º de julho que está sendo realizada a Trezena dedicada ao Santo, sempre às 19 horas, com a celebração da Santa Missa e apresentação de um tema religioso apresentado para a conscientização dos católicos.

Na sexta-feira (4), o tema foi “Unidos em Cristo formamos comunidades preserverantes na fé e oração”; sábado (5), “A vida comunitária cristã é a Base da convivência social”; e no domingo (6), “A trindade é a base sobre a qual a comunidade se constrói”. Nesta segunda-feira (7), o tema apresentado será “A Eucaristia é o verdadeiro centro das comunidades cristãs”.

A cada noite da trezena a São Boaventura grupos da comunidade católica são responsáveis pela promoção dos eventos religiosos, que são celebrados pelo Padre Euvaldo, vigário da Paróquia, e concelebrados por um padre de visitante. Na sexta-feira (4), Padre Tony (Arataca); sábado (5), Padre Gilvan (Una); domingo (6), Padre Vantuil (Sete Lagoas MG); e segunda-feira (7), Padre Sérgio Ricardo (Salvador).

Logo após os eventos religiosos, os fiéis se deslocam para a praça São Boaventura, onde são realizados os festejos profanos, com barracas de comidas e bebidas e o palco para os shows musicais. No último sábado (5), se apresentaram as bandas “Pra Te Querer” e “Perfil S2”. No domingo (6), a festa foi animada pelas bandas Trivelada e Forró da Lua.

No próximo fim de semana (11, 12 e 13), ponto alto da festa, se apresentam atrações como Amanda Santiago (ex-timbalada) e Forró Danado de Bom (dia 11), Banda Forrozão e Maria Bretheira (dia 12), e Tonho Matéria, Filhos de Jorge e Tsunami encerrando a festa, no domingo (13), dia da Lavagem das escadarias.

As festividades se encerram no domingo (13) com a lavagem das escadarias da Igreja Matriz e seguem com a procissão pelas ruas do município. O cortejo será puxado por um trio elétrico com cantor Tonho Matéria, além de carro alegórico, ala das baianas e os grupos folclóricos Os Negros, Os Guaranis e as Caboclinhas. A saída está programada para as 11 horas, da praça Maçônica em direção à igreja matriz, onde é realizada a tradicional lavagem das escadarias.

Na segunda-feira (14), data em que se comemora o Dia de São Boaventura, será realizada às 6 horas, uma alvorada festiva com hino de São Boaventura, repicar de sinos e queima de fogos. Às 10 horas será celebrada Missa Solene em Louvor ao Padroeiro São Boaventura; às 16 horas acontece o Momento Devocional e às 17 horas, saída da Procissão e Benção do Santíssimo Sacramento.